sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Puerto de Quijarro

19h27 horas locais. Escrevo este post de Puerto Quijarro, cidade da Bolívia perto da fronteira com o Brasil. Foram 29 horas de camioneta que deram para dormir muito e ler bastante. A viagem foi pacata e fez-se bem. O objectivo era chegar à fronteira e apanhar logo um onibus ou comboio para Santa Cruz mas nao foi possivel porque já estava cheio. Antes disto aquela ansiedade normal com os controlos da polícia federal. Já queriam que pagasse uma multa qualquer que acabei por me safar... no meio desta azáfama acabo por conhecer dois Suecos na mesma situacao que eu e querendo ir tambem apanhar logo o onibus para santa cruz. Nao conseguimos e compramos "bolete" (em boliviano) para manhana! Acabamos por ficar juntos e procurar um sitio para dormir. Acabamos por passar o dia juntos e arranjamos um quarto triplo por 25 bs (bolivianos) cada um. O que dá um total de 2,87 euros para dormir num sitio mais ou menos decente. A seguir procuramos algo para comer - pratada de frango, arroz e batatas por 10 bs - pouco mais de um euro! A cidade... indescritível! Parece que caiu ontem uma bomba aqui. Estradas com alcatrao só vi uma ainda e daquelas cheias de pó. Tudo o resto sao caminhos de terra com ervas daninhas a nascer em todo lado. As construcoes parecem todas inacabadas e as lojas/restaurantes nao se percebem o que sao.. por fora parecem garagens com pessoas la dentro e umas mesas de plastico ca fora. É preciso entrar para perceber... Saneamento nao me parece que haja. Surreal mas ao mesmo tempo a cidade transmite algum conforto, uma sensacao de que está tudo em família na rua a cortar batatas ou a dar de comer a um cao vadio. Tenho fotografias comigo mas nao tenho aqui o cabo comigo... vou tentar divulgar depois. Entretanto o Jonathan e o Joel ficarao comigo até pelo menos Santa Cruz, depois logo se vê. Estao a viajar desde Setembro por Chile, Argentina, Brasil e Bolívia. Pelo meio trabalharam em alguns Hostels para ganhar algum dinheiro para continuar a viagem. Amanha partimos entao para Santa Cruz numa viagem de 15 horas que, embora mais curta, se adivinha mais difícil pelas condicoes em que iremos viajar... ja deu para ver o aspecto dos onibus, alias agora sao busus em boliviano.

Até Já!

p.s. nao liguem ao acentos e cedilhas porque este teclado boliviano nao parece ter disso...

6 comentários:

  1. :) Não deixes de escrever Jaiminho!!!...

    Se puderes, de passagem... na Argentina e se rumares a sul, dá um salto a Ushuaia (a terra do fim do mundo)... e se estiveres a norte faz o Tren de las Nubes... (só uma dica)

    Suerte loco y ojo!

    ABRAÇO

    Lessa

    ResponderEliminar
  2. Que aventura fenomenal!
    Envia fotos quando puderes.
    É incrível a capacidade e facilidade com que podemos "estar hoje aqui e amanhã ali" ... intensifica os minutos e torna-nos tão instantâneos...
    Aproveita com euforia e saboreia a diversidade que o momento te oferece!!

    Comunica vai...o pessoal está a acompanhar.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Sim, Sim!! Bejos y suerte para mas una aventura en tu vida! t minela

    ResponderEliminar
  4. Que viagem espectacular que isso vai ser! Diverte-te muito e aproveita bem isso aí, e vê se tens cuidado contigo e vais dando notícias por onde parares...
    Tira bastantes fotos que eu quero ver isso tudo!
    Grande abraço com saudades
    Sneaky

    ResponderEliminar
  5. Altamente....não imaginas como te invejo...claro que esta ideia do blog como um diário de bordo permite a quem está deste lado acompanhar-te em todos os momentos e de alguma forma ir "viajando" contigo!

    Ainda não percebi se estás a viajar sozinho ou se há mais tugas?

    beijinhos,
    Ju

    ResponderEliminar
  6. Foods and beverage are usually free in hostels.

    Hoteles Rio

    ResponderEliminar