quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Peru - Arequipa

Ir para Arequipa nao foi tarefa fácil. Houve uma greve de camionistas e durante uns dias nao houve autocarros para Arequipa. Decidi entao ir até Desaguadero (cidade Boliviana na fronteira com Peru) num "Auto". Basicamente, um auto é um carro particular que leva as pessoas a troco de dinheiro. Eram 10h da manha e o motorista para além de guiar muito rápido com ultrapassagens de cortar a respiracao, nao parava de por folhas de coca na boca... Parecia cansado e mascar as folhas desperta e dá energia. De Desaguadero nao ha muito a dizer... a cidade parece o Faroeste antigo... Ruas largas de terra com casas de dois pisos de cada lado da estrada. Se me aparecesse de repente o homem que dispara mais rápido que a própria sombra nao me espantava. Com a diferenca de que as pessoas sao tipicamente dos andes... as mulheres com as suas mantas coloridas carregando nas costas as suas tralhas ou mesmo os seus filhos. Cidade cheia de pessoas e movimento típico de uma cidade fronteirica. Depois de algum tempo tratando do carimbo de entrada no Peru apanho entao a camioneta para Arequipa. O caminho é muito bonito. As paisagens da cordilheira dos Andes sempre como cenário de fundo e repentinamente parece-me avistar o mar! Como é possível?!? Claro que nao era o mar mas sim o lago Titicaca! O lago mais alto do mundo e também ex-concorrente a uma das 7 maravilhas do mundo. É tao grande que nem sempre se percebe que é um lago! Chegando a Arequipa sou "resgatado" pelo meu amigo Carlos.
Fiquei 5 dias em Arequipa e penso que deu para perceber a dinämica da cidade. Contrastando com a desorganizacao e sujidade da Bolívia, Arequipa é uma cidade arranjada, muito bonita, cheia de pracas e mirantes com bonitas vistas. Situada a 2300 metros de altitude, a cidade é rodeada por Trës vulcoes inactivos, visíveis de todo o lado. El Misti, Chachani e Pichu Pichu. Fundada por nuetros hermanos em 1540, a "Ciudad Blanca" é assim conhecida por suas construcoes em sillar - rocha vulcänica esbranquicada. Com 1 milhäo de habitantes, a segunda cidade mais importante do Peru é um local pacato e agradável para se viver pareceu-me. As casas nao passam os 4/5 andares, sendo a maior parte moradias. Isto acontece porque a regiäo é sísmica e as pessoas tëm medo de construir edifícios muito altos. Para além das várias igrejas espalhadas pela cidade a cidade possui um mosteiro que realmente é uma obra de arte - Mosteiro de Santa Catalina, onde viveram (e ainda vivem), totalmente isoladas do mundo exterior, algumas freiras. Vivem apenas "rezando e procurando o amor". Parece-me muito estranho e extremo esta forma de demonstrar a sua fé mas enfim. O Mosteiro é uma obra de arte, como dizem os arequipenhos, uma cidade dentro da cidade. Houve ainda tempo para experimentar Rafting no Rio da cidade - Rio Chili. Claro que nao foi dentro da cidade mas sim mas a montante onde a água tem mais corrente. Adorei como é óbvio... embora nao tenha sentido a mesma adrenalina da descida da estrada da morte na Bolívia, gostei imenso do contacto com a natureza, do trabalho de equipa e claro das zonas mais rápidas onde parece sempre que vamos saltar fora!
Agora a gastronomia... Prato mais arequipeño que cebiche ou ceviche (nem eles sabem bem como se escreve) nao há! É realmente uma delícia... Peixe e marisco variado cru muito bem temperado com várias especiarias e limäo, que acaba cozinhando os mariscos com a sua acidez. Acompanhado com batata doce e milho tostado. Depois alguns pratos peculiares e algo estranhos para um europeu... entre eles Cuy. Conhecem os animais de estimacao porquinhos da índia? É um desses!!! O prato vem com o bicho inteiro assado, patinhas e focinho também ahah... comi um, é parecido com frango e segundo dizem é uma carne com zero colestrol e que faz muito bem a saúde. Surreal. Também de destacar a cerveja Cusqueña preta que, devo admitir, é das melhores que alguma vez provei. Inka Kola é um refrigerante peruano e o único a ultrapassar, em termos de consumo nacional, a coca-cola. Sabe a gelatina eheh. Nao me podia esquecer do Pisco! É um licor clássico que, pelos vistos, Chilenos e Peruanos lutam por saber onde apareceu. Acredito que tenha sido no Peru... (se nao dizia isto, o Carlos matava-me! lol).
Finalmente o agradecimento ao Carlos e a sua família. Receberam-me com grande simpatia e fizeram-me sentir, como sempre diziam, como se estivesse em casa. Foram incansáveis nas respostas as minhas perguntas sobre a sua cultura e foi de facto muito agradável jantar, conversar e aprender com todos eles. Muito obrigado.

Infelizmente ocorreram chuvas intensas em Machu Pichu e encerraram a subida para turistas. Ontem, os acessos estavam todos cortados e nao havia garantias de quando voltariam a abrir. Assim tive de mudar a minha rota... Decidi mudar a rota para S.Pedro de Atacama, no Chile, onde me vou encontrar com o Barata, Freitas, Joao Nuno, Pardal e Bino. Estou neste momento em Arica, cidade Chilena que faz fronteira com o Peru, esperando o autocarro as 22h para chegar ao meu destino as 9h30. Nao desisti ainda de Machu Pichu mas complicou a situacao agora... nao sei ainda se vou conseguir, nem quando vai abrir.
Em San Pedro esperam-nos desertos, dunas, salares e nasceres do sol... Será muito bom reencontrar a tropa toda que me espera e com eles divertir-me e conhecer ainda mais do mundo! Amigos, até amanhä!

Aos demais, até já...

3 comentários:

  1. Até já! Como tinha dito hoje vou ficar incomunicavel por esta via, de modo que estava um pouco ansiosa por tuas notícias. Vou passar a outro estatuto. Até mais ver. Continua a aproveitar o máximo. Bjs t minela

    ResponderEliminar
  2. Ha!! Carlos! Sim licor Pisco é peruano. Conheço aquelas garrafas pretas em forma de cara de Inca. Muito BOM! Nunca faltou em casa de meus pais! Felicidades! t minela

    ResponderEliminar
  3. ahah brother vc esqueciu contar a aventura com o rocoto ou pimenta ahaha bom espero que siga disfrutando da sua viagem a gente se ve pronto no rio.
    abracos
    Carlos

    ResponderEliminar