quinta-feira, 11 de março de 2010

Texto do Dani(xinho)

Nunca me passou pela cabeça, no dia em que parti para o Rio de Janeiro, que escrever um simples texto sobre a estadia na Cidade Maravilhosa me fosse causar um misto de sensações que não consigo descrever agora…
Dia 18 de Outubro, aterrei, sozinho no Brasil sabendo apenas que teria um estágio no Hospital do Fundão que começaria na segunda-feira seguinte e acabaria a 15 de Janeiro. Claro e evidente que não tinha tratado de nada, ou seja, não tinha onde dormir. Sabia apenas que alguns amigos/conhecidos se encontravam por lá. Nas 2 primeiras semanas fiquei a dormir em casa de uns amigos que estudam Medicina, que me acolheram muito bem e me proporcionaram os meus primeiros momentos de felicidade nesta cidade. Muito obrigado Inês, Xana, Miguel e Willian!
No entanto, estava a dormir na sala e em busca de um quartinho onde ficar… Claro que eu sabia que o Jaime, Ferrão e Freitas estavam no Rio e tratei de lhes comunicar que tinha aterrado ali de” páraquedas”! Logo nos primeiros dias fizeram questão de me convidar para jantar em casa deles, seguido de uma pequena iniciação àquilo que seriam as Noites Loucas do Rio de Janeiro! Como me lembro dessa primeira noite! “Hoje é Festa Erasmus em casa do Celso!!!” Não fazia ideia do que estavam a falar. Revelou-se uma grande galhofa. Muitos copos, música e dança à mistura! Fizeram questão de me apresentar à malta portuguesa que estava lá a estudar sendo que um pequeno rapaz de tronco nú, de palmeira na mão, ligeiramente embriagado, saltando e cantando, me saltou logo á vista! “Quem é este ganda maluco!?” perguntava eu. Pois é, era o grande João Maciel, que também habitava com eles na famosa Casa Rosa. Nos dias seguintes, passei a ser assíduo frequentador daquela casa, onde passei a conhecer melhor o morador q me faltava – Barata.
Duas semanas depois da minha chegada, chegou-me aos ouvidos pelo Ferrão, uma possível proposta de contratação para a Casa Rosa! A casa já estava cheia mas pelos vistos, havia um quartinho pequenino da empregada no qual eu poderia ficar a dormir caso quisesse… Parece que não foi fácil chegar a acordo para que convite fosse endereçado mas, a verdade é que, dois dias depois, lá me mudei de malas às costas.
Amigos, vulgo conhecidos, passaram em apenas 3 meses a ser Grande Amigos. Amigos daqueles que ficam para toda a vida. No fundo, foram a minha Família no Rio de Janeiro.
Nunca pensei que as coisas fossem correr tão bem. Não vou falar do meu estágio pois foi de longe a faceta menos importante desta pequena viagem. Muitas aventuras se seguiram.
Muitos dias de praia no Posto 9 de Ipanema, tardes passadas no apartamento 201 nº 174 da Visconde Pirajá, muitas noites na Lapa, muitas idas ao Leblon em busca das afamadas “patricinhas”, futeboladas no aterro do Flamengo. Enfim! Foram demasiadas histórias partilhadas, impossíveis de descrever.
No entanto, há pormenores que não podem ser esquecidos. Para começar, a “nossa” casa, a CASA ROSA! Muito desarrumada, nem sempre limpa, alvo de grandes festas mas no fundo, sempre organizada! Nunca me vou esquecer daquele papel na parede onde se encontrava uma lista com os dias da semana e os nosso nomes, indicando quando é que cada um de nós iria cozinhar. Aqueles jantares eram míticos! Muito calor, tudo de tronco nú a suar mas sempre aquela hora do dia em que nos sentávamos à mesa durante pelo menos uma hora, disfrutando de uma bela refeição em família, relatando os episódios mais recentes e planeando os futuros!
Queria deixar uma pequena palavra para cada um de vocês que fizeram da minha estadia na Cidade Maravilhosa, os melhores meses da minha vida.

Pedro Ferrão – Talvez aquele que eu conhecia melhor. Revelaste-te um verdadeiro irmão! Muitas viagens de van partilhamos juntos, às 8 da manhã… Sempre a ajudar-me nas tarefas de culinária, a fazer aqueles TANG’s maravilhosos e a fazer aquela dupla maravilha na noite! Haha Para além disso, foste o meu companheiro de viagem durante uma semana pela Argentina. És Grande!

Jaime Silva – Jaiminho, compincha de futeboladas no Porto. Quem diria que o nosso skill de bola no pé se revelaria desta forma! O verdadeiro Pai da Casa Rosa. Um rapaz cheio de virtudes, sempre disposto a dar uma palavra nos momentos menos bons. Dar um pézinho de dança, fosse funk ou fosse samba, sempre na sua mente!

Pedro Freitas – BFF! Sempre acompanhado do seu Magalhães, fosse de noite ou de dia, mesmo enquanto dormia. Nunca disse que não a uma noitada! Sempre bem-disposto e alegre, este rapaz revelou-se uma surpresa para mim. Muitas caipirinhas juntos, a aproveitar a noite até ao fim. Comprou uma prancha de surf e deu-lhe muito uso! Poucas vezes o vi fora de água…

Nuno Barata – “Vens sair hoje ou vais ficar a ver uma série outra vez!?” Muitas vezes se ouviu esta pergunta na Casa Rosa. Era apenas uma forma de nos metermos com o grande Barata! Este rapaz apesar de ter uma grande apetência para usar a minha roupa, tornou-se um grande amigo. Não o conhecia mas mostrou que para além de um grande skater, é também 5 estrelas! Sempre a brindar-nos com boa música e com vontade de curtir! Não vou esquecer aquela choppada em Nitéroi contigo mano!

João Maciel - Maci! Quem diria que tu és lisboeta… Apesar de não conhecer nenhum de nós, quando fui morar para o 201, já era uma coqueluche! Posso falar por todos quando digo que este rapaz é o maior! Multi-facetado, alegre, divertido e uma excelente pessoa. É Impossível não gostar dele. Partilhei muitos e bons momentos contigo meu irmão… Muitos mais virão, agora em Lisboa e porque não, no Porto.

Enfim, tal como disse, foram os melhores meses da minha vida na medida em que tive direito a tudo aquilo que se deseja. Para além de agradecer do fundo do coração à família da Casa Rosa e também a todos aqueles que partilharam comigo estes momentos, queria agradecer particularmente aos meus Pais e Irmão. Sem vocês nada disto teria acontecido.

Muito obrigado por tudo, cheio de saudades!

Dani

PS: Eu sei que estão todos cheios de saudades de me ver dançar…

3 comentários:

  1. Eu votei não!! ahaha

    Obrigado pelas palavras Danixinho. Tenho saudades de te ver dançar e do fedor da tua almofada!!!

    Os outros nabos não escrevem nada.. já se estava mesmo a ver.

    ResponderEliminar
  2. Grande danixiiinho! ahah a almofada fedorenta maci que delícia! eheheh já não me lembrava disso...

    Vocês são grandeS!!!

    Um grande abraço amigos***

    P.S. os outros dois são mesmo pastores ... mx´s... enfim.

    ResponderEliminar
  3. queria so corrigir o jaime.. os outros 2 nao.. os outros 3!!! ja te esqueceste que eramos 6??

    ResponderEliminar