segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Praia chuRRascos mEstres e casteLos

Depois de um período de alguma chuva as rotinas de que já vos falei voltaram!
Acordar depois da uma noite de conversas, amigos e copos e sair directo na praia... apanhar um dia incrível de sol, beber um "mate limão geladão" e chegar o fim de tarde e ter uma ideia conjunta. Ao sair da praia, vemos em pleno posto 9, um cara fazendo churrasco na praia. Siga fazer um churrasco! Passamos no "Kikarnes" (uma espécie de mini mercado com um talho) pegar aí nuns kilos de carne da chã e uns salchichões e siga montar o estaminé. A nossa casa tem um pátio engraçado, que normalmente serve de estendal e arrumos, mas que nesse dia rapidamente se transformou em sala de estar chill out =)



Depois de satisfeitos, olho para o relógio e lembro-me que nessa hora ia ter uma aula de capoeira que queria ir experimentar... pego na bicicleta e lá vou eu rumo à Gávea. Não sabia bem onde era, nem que tipo de treino seria. Chego e vejo 4 pessoas a treinarem numa espécie de pátio com uns bancos de jardim. Este recinto fazia parte do Galpão das Artes Urbanas, uma espécie de cooperativa cultural... Logo a seguir, reparo num homem sentado nos tais bancos a vê-los treinar. Depois percebi que era o mestre e que ia dando instruções aos alunos enquanto os observava. Era o mestre Nestor, uma velha lenda da capoeira. Começo a falar com ele e a conversa desenrola-se espontaneamente... tanto que acabei por ficar a hora que restava do treino à conversa com ele. Falo sobre mim, sobre o que faço, sobre o meu grupo de capoeira em Portugal. Fico a saber que para além de uma lenda viva da capoeira estava também a conversar com um engenheiro que tinha "cursado" precisamente na mesma faculdade que estou a frequentar cá - UFRJ. Conversa, Rio de Janeiro, Portugal, capoeira, alguma música à mistura, berimbau, pandeiro... até que o treino termina e o mestre chama todos para nos juntarmos e fazermos uma mini-roda. A música começa a tocar e relembro as músicas, aquela energia que já não sentia há tanto tempo... O mestre pergunta-me se quero jogar e lá vou eu. Hoje segunda feira, depois de acabar este post vou para lá, desta vez treinar mesmo. Fica aqui um abraço a todos os capoeiristas em especial aos que mais me marcaram, a minha irmã Caxixi, o meu professor formado Castelo, os meus amigos e companheiros de roda, Borracha e Mosquito, Scoobi, Wally, Popey e muitos que ficam por falar... desculpem.
Volto para casa com a música nos ouvidos, vento nas costas e bicicleta nas mãos. Chego, vejo os 4 personas da minha casa com a noite já combinada. Iamos a uma festa no Castelo das Pedras, na favela Rio das Pedras. "É uma favela onde moram muitos policiais, por isso não tem tráfico e não é perigoso" disse-nos o condutor da Van a caminho de lá. A festa foi boa mas o melhor dessa noite foi o convivio com o grupo ibérico que se juntou (Tugas e nuestros hermanos em harmonia) e o contacto com os moradores e trabalhadores locais nos botecos que circundavam o espaço em plena favela, que de facto se revelou tranquila. Para finalizar este dia/noite nada melhor que ir ver o nascer do sol à pedra do Arpoador aqui ao lado de nossa casa... Fica aí registado o momento com essa grande fotografia.

Sem comentários:

Enviar um comentário