quinta-feira, 24 de junho de 2010

Textos Soltos X

Quarta 23 de Junho, 18h
"A uma semana de entregar a tese uma estranha onda de calma e paz invade-me e segura-me. Consciência tranquila ou desleixo inconsciente? Talvez nenhum dos dois. Talvez apenas uma sensação de tudo ser relativo e um balancear de importâncias, também elas relativas. O excesso de confiança assusta-me mas é como me sinto. Sereno, mas com a alma cheia e sem preocupações, tranquilo. Ritmado como o andamento do ônibus num final de tarde sem trânsito e ameno. Gostava de perdurar este estado activamente atento e racional. Sinto-me capaz de tudo hoje."

Quinta 24 de Junho, 10h
"Hoje está sol! O clima influencia de uma forma determinante o meu dia-a-dia, a nossa disposição. Melancolia bucólica em dias chuvosos, energia e alegria em dias de céu limpo. Coltrane e Sinatra são automáticos quando está cinzento, músicos brasileiros surgem quando tudo é azul! E assim se vive... sujeito às condições que alguém determina. Uns acreditam serem imposições divinas. Eu talvez acredite que é apenas a natureza - para mim também divina. O Deus de uns está presente em igrejas, o meu, se existir está na Natureza e à imagem de um humano toma as suas dores, tem os seus dias bons e maus. O pensamento é mais rápido que a caneta mas mais lento que o ônibus e custa-me escrever mas a cabeça não pára e engole-me com ideias. O que eu acredito é que apesar da chuva e do sol influenciarem bastante a última palavra é nossa. Esse é o Deus que todas as igrejas deviam ensinar a um miúdo de 5 anos. O Deus que vive em nós, o Deus da mente. Poder inigualável. Afinal o que seria do bom sem o mau? Do sol sem a chuva? Quase sempre sentimos por oposição. Felizes porque já experimentamos tristeza, sorridentes porque já choramos. Vivemos em constantes comparações. E portanto não julguemos saber o que é bom e mau porque às o mau é bom e vice-versa. Mas do que falo... hoje está sol!"

1 comentário:

  1. Pois se aí está sol aqui está uma neblina que não se vê puto...
    Um bom protótipo daqueles dias de ida à praia com o Centro rumo ao Cabo do mundo em que para além de se sentir a trepidação do paralelo outrora existente na actual anémona de Matosinhos, só se ouve incessantemente os faróis do Porto de Leixões!
    Porto no seu melhor em pleno Junho...
    Beijinhos,
    Rita

    ResponderEliminar