sexta-feira, 23 de abril de 2010

Texto Solto

20.04.2010 12h trajecto Fundão - São Cristovão

"Não há nada melhor que sentir que a cidade está connosco, que nos é íntima. As passadas na rua revelam sorrisos amigáveis, os minutos no ônibus desvendam quadros únicos e o Rio suspira... a cada esquina, a cada "moço vendendo bala". Desloco-me sem medo, com a confiança de quem está seguro por alguém, pela cidade. Permite-me, aceita-me e deixa-me à vontade para o conhecimento e exploração sem limites. Mesmo os trajectos mais rotineiros conseguem surpreender. A escravidão da pobreza vai-se sentido por Copacabana até à Princesa Isabel, ironicamente a avenida que ganhou o nome da princesa imperial que aboliu a escravidão. Mais à frente, o despique entre o Pão-de-Açucar e o Cristo Redentor. Contorno a Baía de Botafogo e tenho tempo para ver como se emergem e insinuam estes dois símbolos e sua presunçosa troca de olhares. A água reflecte o sol brilhante que ilumina o verde e a respiração da cidade. Toda a marginal, Flamengo, Glória, até à praça XV é fonte de inspiração para um dia de trabalho. Desporto e harmonia e uma zona bem preservada em contraste com o que a seguir me espera. Avenida Presidente Vargas, centro. O equivalente aos Aliados mas muito menos bonito, com mais ônibus e muitos buracos… O comércio e os escritórios inundam o centro da cidade e as pessoas trabalham para viver. Seja de fato e gravata, seja a fazer discursos pouco originais para tentar vender rebuçados e amendoins nos transportes públicos. A cidade sufoca e grita de dor ao ver tanto e tão pouco. Confessa-me suas intenções e apresenta-me finalmente a São Cristovão. Ao chegar ao trabalho percebo, uma vez mais, a minha afortunada sorte.

Sorte por ter uma boa relação com a cidade, mas sobretudo com a vida.”

4 comentários:

  1. Jaime Silva! muitos parabéns pelo texto

    ResponderEliminar
  2. Dá gosto de ler os teus escritos!
    Continua...vai, ganha balanço.
    Beijinhos,

    Rita

    ResponderEliminar
  3. adoro quando me identifico com algo escrito por alguém! isso acopntece com poucas pessoas... normalmente quando acontece são pessoas como fernando pessoa e augusto cury com as quais pelo mais variados motivos nao posso partilhar momentos... tenho o prazer e orgulho de partilha vidas e experiências com este jovem! ze dos plasticos
    abraço!

    ResponderEliminar
  4. Já há algum tempo que aqui não vinha.. Estou a ver que bons textos continuam :)
    Grande abraço, Sebas

    ResponderEliminar