quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Argentina

Pelo início comecaremos... Salta! Cidade relativamente pequena (maior que o Porto) mas dentro do contexto das cidades da argentina considera-se provinciana. Gostei imenso da cidade. Depois do Texas, das condicoes precárias de viagem na Bolívia, chegar a Salta foi como chegar ao paraíso. Talvez algo exagerado mas na verdade sentia-se no ar o dinâmismo de uma metrópole europeia, viam-se pessoas modernas, turistas, gente bonita, gente feia, mas sentia-se movimento. Muita gente a fazer desporto, a brincar nos parques enfim, gostei da atmosfera. A cidade tem um teleférico que sobe a um morro suficientemente alto para ter nocao da dimensao da cidade. Centro histórico muito bonito com uma grande praca rodeada de cafés e bares. De destacar o museu de arqueologia de alta montanha a que fui. Muito interessante e nada massudo... Relata algumas das tradicoes incas e rituais religiosos, sendo que a principal atracao do museu sao 2 múmias em exposicao. Tratam-se de 2 corpos de criancas que foram oferecidas aos Deuses e enterradas a mais de 6000 metros de altitude (as mais altas de sempre encontradas) e que por isso se encontram em perfeito estado de conservacao. Impressionante. Muito bom o museu valeu a pena. Depois destaco também o amigo que fiz em Salta de seu nome Facundo que trabalhava no hostel e com o qual falei bastante, boa onda.

Seguidamente, Buenos Aires!!!
A espectactiva estava em alta e nao desiludiu... Para vos contextualizar primeiro, devo dizer-vos que estes dias finais foram sempre em correria porque nao queria perder o Carnaval no Rio e entao tive que apressar as visitas um bocado...
Buenos Aires - Cidade mais imponente que alguma vez vi. Muito mais do que alguma cidade Europeia achei BA uma cidade bem pensada, cheia de adornos e imponente, acima de tudo imponente. Nas grandes ruas, nos edfícios, nos passeios, nas estátuas imensas enfim... Chego a BA de manha comeco logo pelo bairro La Boca, visito o estádio da equipa Boca Juniores onde jogou Maradona. Almoco na Rua, conheco o homem das "bifanas" (que eram de uma qualidade superior às nossas... na verdade era Lomo, excelente), e tenho uns 15 minutos de boa conversa enquanto almoco. Deixo-me deambular pelas ruas de La Boca, ouco o tango de fundo nas ruas mais turísticas e confundo-me com as cores das divertidas casas que me rodeiam. Passo para San Telmo e delicio-me. É Domingo e há feira! As minhas irmas passavam-se naquele bairro, naquele dia. A feira de Cerveira é boa mas esta tinha outra mística, outras pessoas, outros cheiros, outras coisas para vender. Deixo-me vaguear pelas intricadas ruas de um dos bairros mais típicos de BA e mais agradavéis de se caminhar. Vejo antiguidades, visto chapéus, experimento pulseiras e colares, toco instrumentos, observo antiguidades, mas nao compro nada. Ouco música, tomo um café, descubro as Tanguerias, caminho um pouco mais e acabo por comprar algo para oferecer umas tendas à frente. Desperto do transe das bancas de rua quando chego à Praca de Mayo! Páro um bocado, como fruta e penso como é que ainda nao vi o filme da Evita Perón! Visito a casa rosada e nao acho deslubrante pelo edifício mas sim pela história toda que a rodeia.
Dia seguinte faco um passeio de bicicleta pela cidade e descubro o bairro de Palermo e Recoleta muito bonitos e ideais para se viver. Imensos espacos públicos bem pensados e as gentes, felizes, a darem-lhes uso! Conheco 2 autralianas, 1 sul-africano e 1 das ilhas Fiji. Acabamos ficando todos amigos e combinamos ir à noite a um espectáculo de percurssao que me tinha sido recomendado pelo irmao do Maci, Filipe. Enquanto nao sao horas vou com o Tom da África do Sul "lanchar". Saem dois bifes e dou por mim a falar com um Sul-Africano de 28 anos, que trabalhava no sector financeiro, discutindo como outrora BA teria sido rica tal era a sua beleza e imponência em toda a parte. Nao só no centro, por toda a cidade se espalham edíficios de bela arquitectura, estátuas enfim... a piada é que estavámos em plena av.Mayo num bar/restaurante a comer um bife naquelas esplanadas de passeio com uns arbustinhos (que nunca percebi porque sao bem agradaveis) com um calor de fim de tarde óptimo e beber uma cerveja falando de economia! Surreal e único. Depois à noite um espectáculo de percussao incrível a fazer lembrar o carnaval que está aí tao perto... o mundo é pequeno e acabo encontrando 1 português e 1 italiano que tinha conhecido uns dias atrás em Salta e uma rapariga que tinha estado no Rio comigo. Konex - La bomba. Obrigado Maci e Filipe. A seguir procissao pela rua com a percursao a continuar e centenas de pessoas a seguirem a música até a uma disco com música ao vivo. Um baixo, uma bateria, três trompetes, e um sininhos e gongos lol. Muito bom mesmo...
Next day, passeio na enorme avenida 9 de Julho, como MacDonalds num segundo andar com vista directa para a avenida e Obelisco. Subo ao último andar de um hotel a conselho de Barata e Mafalda e delicio-me com a paisagem da avenida colossal. Deixo-me mais uma vez embrenhar no meio comercial, desta vez na divertida calle Florida. Depois vou até à livraria Ateneu, um verdadeiro teatro-biblioteca-livraria. Imaginem a Fnac num dia de semana de manha, tranquila, com aquela músiquinha de fundo e com café quente e pastéis de nata - tudo perfeito e apetece ficar ali a ler livros e a comprar cds. Agora multipliquem por 3 esse mesmo ambiente e em vez de uma loja no norte shopping, imaginei o ambiente de um teatro numa grande avenida de Buenos Aires. Mágico... mais uma deixa do Filipe. Thanks again. E assim acabam os meus curtos, mas intensos 3 dias em Buenos Aires.
20 horas de viagem até Iguacu... e as cataratas... ficam para amanha! Mas desde já vos digo que é algo espectacular. Natureza a 100% e muita ááágua!
Quando vos voltar a escrever já estarei no Rio porque apanho amanha a camioneta. Nao deixarei passar as cataratas porque realmente merecem um post.

Abraco a todos e até já Rio... cidade maravilhosa...

3 comentários:

  1. Apenas te digo que estás a meter inveja a todos nós. Também o pai e a mãe seguem hoje para marrocos e nós aqui a laborar...hrrrr.
    Mas tem de ser.
    Há-de chegar, novamente, a nossa vez de viajar.
    Espero poder voltar ao Rio ainda este ano contigo por lá.
    Beijinhos grandes e bom regresso à cidade maravilhosa!
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Tch...concordo com a ritex, até nos "babamos"...andamos aqui a trabalhar de sol a sol para ganhar umas migalhas e no entanto a vida está lá fora! Há tanta coisa que ainda quero fazer...sinto que o tempo foge e passa por mim sem que às vezes perceba! NÃO PODE SER!
    Vou agora mesmo tratar da minha próxima expedição..

    Quanto à feira, sim tens razão, teria adorado! Aliás, feiras, mercados e afins são de paragem obrigatória quando ando na estrada...

    Já temos saudades!

    Beijinhos,

    Ju

    ResponderEliminar
  3. Cidade maravilhosa, cheia de encantos meus!! ou teus!

    Que tal esse carnaval?

    Por cá muito frio e chuva...alguns desfiles de carnaval: Torres Vedras, Ovar, Mealhada...topas o estilo?! Parti-me a rir com o que vi na tv!

    Queremos fotos dessa loucura..

    Kiss,

    Ju

    ResponderEliminar